Boné de aba reta ou curvada: Como usar nas viagens?

Boné de aba reta ou curvada: Como usar nas viagens?

Resenha

Por Eduardo Artico

Um dos acessórios mais democráticos que existem, criado para proteger a cabeça e os olhos do sol, o boné teve suas primeiras versões no Antigo Egito. Não se pode precisar a época de seu aparecimento, mas nas tumbas dos faraós foram encontrados um xale e um “boné” de malha de 2.550 anos de idade.

Na França, boné era o nome do trabalhador que tecia as coberturas de malharia para a cabeça.

O boné em gomos ou partes costuradas, avô da modelagem atual, começou a ser utilizado por um açougueiro inglês por volta de 1.800. Daí pra frente ganhou maior utilidade e diversidade de modelos, cores e materiais. E mais do que isso, os bonés viraram moda, atitude, estilo. Mais do um simples acessório, o boné transformou-se em manifestação de identidade de algumas tribos, como os skatistas e rappers.

Bonés são extremamente versáteis: você pode usar os de aba reta para compor um look mais despojado ou então, os de aba curvada para uma produção mais fashion, com um blazer sobre uma camiseta, com uma calça saruel e um sapatênis.

Hoje, a marca top de bonés é a New Era, que possui uma tabela própria de tamanhos que ajudam na hora da compra. Seus bonés, em 2009, venderam em torno de 1,2 bihões de unidades no mundo, sendo que 120 milhões só no Brasil. A New Era Company foi fundada em 1920 por Ehrhardt Koch, em NY. No inicio, em 1934, a empresa iniciou sua longa historia de sucesso nos esportes, produzindo o primeiro boné da marca exclusivo para um time da MLB (Major League Baseball), o Creveland Indians. O boné que era produzido em 1954 foi remodelado e redesenhado e passou a se chamar 59Fifth, também conhecido como “Brooklyn Style” por ter sua aba reta um estilo próprio e em 1969 forneceu bonés para a tripulação da Apollo 11.

Voltando ao tema da matéria, antes de escolher um boné de aba reta ou curvada você precisa prestar atenção no formato do seu rosto. Se o seu rosto é muito fino, prefira a aba curvada, se é mais arredondado, a aba deve ser mais reta.

Já faz um tempo que os bonés de aba reta se tornaram uma verdadeira febre. Bem casuais, eles combinam perfeitamente com uma pegada mais skatista, rapper, street style, e peças mais largadas como regatas e bermudas. Seja aba reta ou curvada, escolha as cores que lhe favorecem e, por favor, mantenha o equilíbrio entre elas: cuidado para não parecer que tem um arco-íris na cabeça. Também fique atento ao tamanho, lembre-se que o boné precisa “encaixar” no seu rosto.

Look para os garotos

Boné vermelho fica bem com camiseta branca. Boné cinza e preto, a camiseta deve ser cinza ou branca. Você também pode usar um boné azul claro e branco com uma camisa xadrez também azul claro com uma sobreposição (camisa de gola V) branca.

Look para as garotas

Pode abusar do rosa ou roxo, desde que use camisas que combinem com o boné. Use com All Star e shorts, de preferência com um efeito ''rasgado''. Moletom, camisas xadrez ou camisas simples com cores vibrantes são ótimos para compor um look perfeito.

Bonés e o couro cabeludo

Uma questão importante, tanto para homens e mulheres, é se o uso diário do boné causa dano aos fios de cabelo. Lembre que, assim como qualquer parte da nossa pele, o couro cabeludo precisa respirar. Claro que a calvície não vai acontecer se a pessoa usar bonés, mesmo que o dia todo. A calvície é uma alteração genética, existe uma tendência de o indivíduo ficar calvo independente dos seus hábitos. Mas pode acontecer dos fios da frente da cabeça (na margem do couro cabeludo) ficarem mais escassos e finos quando o uso de acessórios forçar ou tracionar a raiz dos fios, mas no caso de bonés estes teriam que estar apertados e realmente “puxando” os fios para trás. Ao escolher um boné prefira os de tecido leve e de rendinha para facilitar a ventilação no couro cabeludo.

Confira algumas dicas de hábitos saudáveis no uso de bonés

Você já foi para Floripa? Deixe seu comentário:

Uma das peças que não podem falar na sua mala de viagem para lugares quentes é o boné, além de completar o estilo, ele também te protege do sol forte.

O uso do boné popularizou-se nos Estados Unidos, no século XIX, quando passou a ser usado pelos jogadores de basebol. Inicialmente os bonés de basebol eram feitos de palha, passando mais tarde a ser confeccionados com uma espécie de lã.

Sua consagração, porém, começou nos anos 1960, quando novos tecidos e estampas começaram a ser usados na sua confecção.

Nos anos 1980 o boné foi definitivamente incorporado à moda e a partir daí se transformou em peça indispensável na cabeça do público jovem como expressão de identidade, estilo ou afinidade ao uso de produtos de grife e de grandes marcas.

É uma peça de amplo uso tanto por homens como por mulheres de todas as idades. Mas tem uma aceitação maior entre o público infanto-juvenil, especialmente entre os adolescentes e os praticantes de atividades desportivas, como o ténis, o skate e o golfe (que podem também algumas vezes se constituir em uma simples viseira), sendo sua função primordial proteger a cabeça dos raios solares e impedir que a luz incida diretamente sobre os olhos.

Eduardo Artico

Eduardo Artico

Redator publicitário. Especialista na arte de criar sacadinhas e anúncios.

Veja mais publicações de Eduardo Artico

+ Dicas

Irmão, venha para o Deboísmo e tenha uma viagem mais tranquila
Irmão, venha para o Deboísmo e tenha uma viagem mais tranquila
Sites de compras: Confira a Lista de Lojas Online Confiáveis para Comprar pela Internet
Sites de compras: Confira a Lista de Lojas Online Confiáveis para Comprar pela Internet
Lista de lojas online confiáveis para comprar Passagens Aéreas Baratas pela internet
Lista de lojas online confiáveis para comprar Passagens Aéreas Baratas pela internet
Como cuidar dos filhotes de cachorros nas viagens
Como cuidar dos filhotes de cachorros nas viagens

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,