ATENÇÃO: Esta é uma página gerada automaticamente com base na sua pesquisa. Este site não disponibiliza links para downloads ilegais ou piratas.

Aquecimento

Entenda as causas e consequências do aquecimento global
Entenda as causas e consequências do aquecimento global

Entenda as causas e consequências do aquecimento global

O aquecimento global tem consequências extremamente ruins não só para os seres humanos, mas também para todas as espécies de animais e vegetais do mundo.

Diariamente vemos e ouvimos várias notícias na televisão, nas revistas e nos jornais sobre as mudanças que estão acontecendo no clima do planeta. São geleiras sumindo rapidamente, frio e calor fora de época, furacões… Uma catástrofe atrás da outra. O desmatamento das nossas florestas e matas e as queimadas, ajudam para que a Terra se superaqueça com mais velocidade, pois os raios solares chegam diretamente ao solo, trazendo muito calor ao planeta. O resultado é essa sequência de desgraças que vemos, e o calor que às vezes chega a ser insuportável. Com o aumento da temperatura no mundo, o derretimento das calotas polares está realmente acelerado. Isso vai aumentando o nível dos oceanos, podendo causar a submersão de várias cidades litorâneas futuramente, além da disseminação de doenças e mortes. Esse derretimento sempre aconteceu, mas através de um processo natural mesmo; o que causou a aceleração disso, foi o efeito estufa e as várias ações do homem no meio ambiente. O gelo da Antártida está derretendo à absurda velocidade de 250 km cúbicos por ano, aumentando o nível dos oceanos em 0,2 milímetro a cada ano. Outra consequência disso tudo, são as regiões de temperaturas mais amenas, que têm sofrido muito com as ondas de calor. Pra se ter ideia, só em 2004, uma onda de calor chegou à Europa e matou ao menos 20 mil pessoas. Se isso aconteceu na Europa, onde costuma até nevar às vezes, imagine o resultado dessas altíssimas temperaturas em países tropicais e pobres, que são os mais vulneráveis à esses efeitos?! E ainda tem mais: algumas florestas podem simplesmente virar grandes desertos, e as plantações podem ser facilmente destruídas por alagamentos. Sendo assim, animais e seres humanos ficarão migrando de tempos em tempos, devido a escassez de comida. E claro, o aumento do risco de extinção de várias espécies animais e vegetais e o aumento do número de mortes por desnutrição vai ser cada vez maior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a modificação do clima é responsável por 2,4% dos casos de diarreia, e 2% dos casos de malária em todo o planeta. E isso tudo ainda pode piorar! Alguns cientistas dizem que o aquecimento global vai ser agravado nos próximos anos (o que não é difícil de acreditar), e a OMS acredita que até 2030, os altos e baixos do clima poderão ser a causa de 300 mil mortes por ano. O aquecimento global tem consequências extremamente ruins não só para os seres humanos, mas também para todas as espécies de animais e vegetais do mundo. O ideal então, é que sejam tomadas as devidas providências o quanto antes, para desacelerar o processo de alteração no clima. Depende de cada um de nós permitir que o planeta se deteriore dessa forma ou não.