ATENÇÃO: Esta é uma página gerada automaticamente com base na sua pesquisa. Este site não disponibiliza links para downloads ilegais ou piratas.

atletas famosos do futebol

Curiosidades sobre futebol que provavelmente você não saiba
Curiosidades sobre futebol que provavelmente você não saiba

Curiosidades sobre futebol que provavelmente você não saiba

Você sabe porque gritam olé nos jogos? Quando é comemorado o Dia Nacional do Futebol? Confira essas e outras curiosidades.

1º Dia Nacional do Futebol

No dia 19 de julho comemora-se o dia nacional do futebol. A escolha da data se deu através da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, para homenagear o primeiro time registrado como clube no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

2º A expressão "Olé"

Considerando os fatos de que a expressão "Olé" é contagiante, sabe como surgiu esse feito? É tipicamente conhecida quando toureiro "dribla" o touro enfurecido. Mas essa expressão surgiu nos estádios quando a primeira parição dele foi no time brasileiro do Botafogo. Os cariocas disputavam uma partida contra o América do México na década de 50. O time botafoguense começou a irritar os adversários que estavam apelando pelas "entradas duras". Foi então que garrincha e sua equipe, começaram a dar toquinhos na bola deixando os Mexicanos na roda e a torcida pela primeira vez gritou "Olé.

3º Brasileirão

Uma novidade que você não sabia. Em 1997, no Rio Grande do Sul, Juventude e Portuguesa passaram pela vergonha de jogar no estádio Olímpico para apenas 55 torcedores. Acredita? E no Maracanã os flamenguistas e santistas tiveram a oportunidade de acompanhar a decisão da disputa entre Flamengo e Santos com 155.523 torcedores na arquibancada. O maior público do campeonato nacional.

4º Jogo Noturno

Primeiro Jogo noturno da História Brasileira. Não teve a iluminação de refletores ou postes de luz, mas sim, de bonde. Acredite se quiser. Na partida entre a Associação Atlética República e Sociedade Esportiva Linhas e cabos disputada em terreno da Light, (atual Eletropaulo). Esses mesmos bondes, vinte deles foram ligados para a iluminação da partida.

5º Irmãos técnicos

Dois irmãos já foram técnicos da seleção brasileira em Copas. Você sabia? A seleção brasileira é a única seleção que teve dois irmãos no comando na Copa do Mundo. Na Suíça em 1954, teve verde-e-amarelo era Zezé Moreira. Oito nos depois, seu irmão Aymoré Moreira dirigiu a equipe que sagrou-se bicampeã mundial no Mundial do Chile.

6º Apelido de porco ao Palmeiras

Quem apelidou o Palmeiras de porco foi Corinthians. E pior que é verdade caros futebolistas. Quando dois jogadores do timão faleceram em 1969 e o clube teve que pedir mais duas integralização de novos jogadores a equipe para dar continuidade ao campeonato naquele mesmo ano. Porém, Palmeiras foi o único time que se opôs ao pedido Corinthiano. E para protestar a "sujeira" Palmeirense, a fie soltou um Porco no Morumbi e gritou "da-lhe porco" para provocações do time adversário. Em 1986 palmeiras aceitou a provocação e tornou como simbolo, mascote e coro da equipe.

7º Primeira partida brasileira

A primeira partida brasileira foi contra a Argentina. O jogo que marcou o confronto entre Brasileiros e Argentinos, não terminou muito bem para nós. Essa disputa ocorreu em Buenos Aires em 1914, Argentina ganhou de 3 a 0 para o Brasil. É, talvez toda essa rivalidade não tenha nascido por um acaso. Não é mesmo?

8º A freguesia começou sete dias depois

Sete dias depois do primeiro jogo entre Brasil e Argentina, os brasileiros puderam comemorar o primeiro título sobre os rivais. Com um gol de Rubens Salles, a seleção abateu o jogo vencendo de 1 a 0 para Argentina, conquistando a copa Roca.

9º O gol 10.000

O gol 10.00 de uma copa da Libertadores é de um brasileiro. Lateral Cicinho, o autor da façanha ex-jogador do São Paulo. Em 2005 este jogador marcou o gol histórico contra time do Palmeiras na partida vencida pelo tricolor de 1 a 0.

10º Primeiro estádio brasileiro

Primeiro estádio brasileiro na verdade não era um estádio, e sim um Velódromo de São Paulo. Uma família tradicional Paulista, decidiu atribuir arquibancadas ao redor dele, que originalmente sediava competições ciclísticas desde 1875.