ATENÇÃO: Esta é uma página gerada automaticamente com base na sua pesquisa. Este site não disponibiliza links para downloads ilegais ou piratas.

carne

Como fazer um churrasco barato e firmeza
Como fazer um churrasco barato e firmeza

Como fazer um churrasco barato e firmeza

Dicas para conservar a churrasqueira e preparar as carnes. Bem passado, mal passado ou ao ponto. Qualquer que seja o modo de preparo, o churrasco é preferência nacional. Confira dicas para aproveitar ainda mais esse momento de confraternização com seus convidados.

Bem passado, mal passado ou ao ponto. Qualquer que seja o modo de preparo, o churrasco é preferência nacional. Confira dicas para aproveitar ainda mais esse momento de confraternização com seus convidados.

Preparando as carnes

  • A carne de qualidade é uma carne de boa procedência, inspecionada pelos órgãos competentes, de cor vermelho-cereja, brilhante, com odor característico, devendo estar resfriada ou congelada.
  • Esqueça os temperos diversos, limão ou vinagre. Use apenas sal grosso, ele ressalta o sabor da carne especialmente na gordura.
  • Nunca deixe a carne de molho na água, ela pode penetrar nas fibras endurecendo a carne. O melhor é lavar rapidamente e salgar com abundância. O excesso você tira depois, na hora de colocar no braseiro.
  • Carnes congeladas devem ser descongeladas algumas horas antes. Não use o micro-ondas: deixa a carne “passada” e com a água do gelo dentro dela.
  • Só coloque a carne na grelha quando a brasa estiver bem vermelha e a carne praticamente na temperatura ambiente. Deve-se evitar o choque térmico, pois aí a carne encrua.
Confira detalhes sobre os tipos de cortes no site da SIC.

Qual o melhor modelo de churrasqueira?

As tradicionais fixas de alvenaria ou as portáteis elétricas, a gás ou carvão. O primeiro passo é conferir se a churrasqueira será devidamente montada de acordo com os padrões do Inmetro de exaustão, isolamento e termodinâmica. Uma boa churrasqueira de alvenaria deve ser fechada na parte de trás e nas laterais, para que forme uma espécie de forno, concentrando o calor. “Se bem projetada, a churrasqueira em alvenaria não desperdiça carvão nem deixa o ambiente impregnado de fumaça”, afirma Juarez Barbosa, técnico de churrasqueiras e lareiras em alvenaria da Alhambra Churrasqueiras. As churrasqueiras portáteis, tendência atual, são oferecidas em diversos tamanhos e fabricadas com concreto refratário, resistente a altas temperaturas. É importante que ela tenha várias regulagens de altura, permitindo assar diferentes carnes e controlar a temperatura de cozimento.

Como limpar a churrasqueira?

  • Limpe os utensílios utilizados assim que terminar o churrasco, pois a fuligem e o sal podem prejudicar o bom funcionamento da churrasqueira.
  • Retire as grelhas de sua churrasqueira e esfregue-as com escova de cerdas duras ou de aço e um pouco de detergente para retirar restos de carne e gordura.
  • Depois lave asa grelhas com água, sabão e palha de aço.
  • Lave sua churrasqueira com água morna sempre antes de usar. Seque-a bem e pincele sobre toda a grelha óleo de cozinha. Assim será mais fácil de lavar no final do próximo churrasco.
  • Dicas para acender e usar com tranquilidade

    • Prefira carvão de eucalipto, pois ele deixa a carne com melhor aroma. Despeje uma quantidade pequena apenas para acender o fogo.
    • Existem várias maneiras de acender. Nunca use querosene, gasolina, tiner, pois há risco de explosão.
    • Você pode usar álcool gel acendedor ou então um copo de álcool líquido. Despeje devagar em três lugares diferentes, o ideal é colocar um pão velho, embebido em álcool, no centro do braseiro, cobri-lo com carvão e atear o fogo com segurança.
    • Se o fogo não pegar, não ponha álcool de novo. Você vai perceber que alguns carvões pegaram fogo. Use o abanador até levantar uma pequena chama. Repita a operacão de abanar até ter umas boas brasas acesas.
    • Evite utilizar restos de carvão velho ou pedaços de madeira. Isto dá um gosto horrível à carne.