Simples e barato: 10 dicas para decorar o quarto do bebê

Simples e barato: 10 dicas para decorar o quarto do bebê
Jamison Hiner / Flickr
 

Por Eduardo Artico

Mamães e papais ficam ansiosos com a chegada de um filho. É tanta coisa pra cuidar… A gente dá uma ajuda com essas dicas que proporcionam carinho, conforto e segurança para o sono dos pequenos anjinhos, sem gastar muito.

1. Um quadro de cortiça

Além das inúmeras fotos que as mães tiram dos bebês, elas podem colocar na cortiça papéis com lembretes de consultas médicas, datas e locais de vacinação, bulas de medicamentos, recortes de matérias de revistas etc. Só não coloque um monte de coisa junta por que será uma poluição visual para você e até para o bebê. Mesmo sem ele ou ela entenderem nada do que está pregado no quadro.

2. Cores ideais para móveis e paredes

Menino ou menina, não use azul ou rosa na decoração por que o quarto do bebê vai virar o quarto de um adolescente. Bebês não decidem o que querem, mas vão crescer e terão suas preferências. Para não gastar com uma nova pintura, prefira a serenidade do branco, creme, tons de cinza e marrom claro.

Andrew Malone / Flickr

Andrew Malone / Flickr

3. Não precisa de armários

Roupas para bebês são pequenas e ocupam pouco espaço. Berços com gavetas, prateleiras nichos e ganchos nas paredes são ótimas opções. O berço pode ser reaproveitado para o segundo filho do casal, ou vendido ou doado para quem tem menos condições de comprar um. As prateleiras, nichos e ganchos podem ser mantidos para organizar brinquedos, livros ou as coleções de latinhas que muitos meninos gostam.

Drew Douglas / Flickr

Drew Douglas / Flickr

4. O nome do bebê em letras de madeira

Você pode pesquisar o melhor preço de madeira MDF, mas por que não ir à feira e levar um caixote? Depois de desmontá-lo, corte com uma serra e monte os pedaços formando as letras do nome de seu filho ou filha para colocar em móveis ou prateleira. Você pode dar o acabamento em verniz ou conseguir um efeito aconchegante revestindo a madeira com tecidos.

M Sundstrom / Flickr

M Sundstrom / Flickr

5. Móbiles de feltro feitos à mão

São muito simples de fazer. Você vai precisar de: agulha, tesoura, cola, linhas coloridas, espuma acrílica e retalhos de feltro e tecido. Primeiro você faz os moldes desenhando formatos à sua escolha em papel: coloque o molde sobre o tecido, trace o contorno e corte cuidadosamente. Com moldes de diferentes formatos e tamanhos, você poderá costurar um tecido sobre o outro com linhas coloridas deixando um pequeno espaço para preencher com a espuma acrílica. Aí costure o conjunto para isolar a espuma e deixar o móbile bem fofinho para o bebê apertar.

6. Uma cortina de voil

Voile é aquele tecido transparente bem fininho, que dá sofisticação e leveza ao ambiente. As cortinas de voile são baratas, fáceis de lavar, o que é essencial para quarto de bebê, e podem ser facilmente encontradas em ruas de comércio popular.

reprodução

reprodução

7. Renove um móvel que você tem faz tempo

Sabe aquela cadeira, cômoda ou mesinha de canto que não combina mais com a decoração da sua casa? Elas podem ser renovadas e adaptadas para o quarto do bebê. Você mesmo pode lixar, pintar ou envernizar. Mas se tiver com cupins o melhor é levar para uma loja de restauração de móveis.

Jamison Hiner / Flickr

Jamison Hiner / Flickr

8. Aproveite uma bandeja antiga ou uma caixinha de bijuteria para compor o kit de higiene do bebê

O kit de higiene do bebê é um acessório composto por garrafa térmica, para a limpeza durante a troca de fraldas e recipientes, preferencialmente de plástico, para armazenar algodão, cotonetes, lenços umedecidos e fraldas. Você pode personalizar forrando uma bandeja ou caixinha revestindo com tecidos ou papéis coloridos. Papel de presente ou recortes de tiras de revistas em quadrinhos infantis dão um efeito bem legal, mas precisam ser colados ao plástico com papel contact para que não rasguem. E a caixinha de bijuteria pode ser usada para guardar algodão e cotonetes.

Jeremy Duff / Flickr

Jeremy Duff / Flickr

9. Customize um abajur

Você pode enfeitar a cúpula do abajur com botões, laços e outros enfeites. Basta ter cola quente e soltar a criatividade.

10. Faça uma luminária decorativa

Você precisará de um pote de vidro, abridor de lata, caneta e um fio elétrico já instalado com soquete e o plug para tomada, uma lâmpada incandescente de até 7 Watts, tinta spray e pequenos bichos de pelúcia. Primeiro tire a tampa do recipiente, use a caneta para marcar o contorno do soquete e corte com o abridor de lata. Encaixe o soquete no furo, passe uma tinta spray para dar um acabamento no alumínio da tampa e rosqueie a lâmpada. Coloque o bichinho de pelúcia dentro do pote de vidro, rosqueie a tampa e ligue o fio na tomada. A lâmpada acesa vai chamar a atenção do bebê deixando ele encantado com o bichinho. Mantenha fora do alcance dele para que ele não derrube o pote correndo o risco de se cortar com o vidro.

Deixe seu comentário:

Eduardo Artico

Eduardo Artico

Redator publicitário. Especialista na arte de criar sacadinhas e anúncios.

Veja mais publicações de Eduardo Artico

+ Casa e Decoração

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,