Dicas de turismo: Lisboa tem pontos interessantes

Dicas de turismo: Lisboa tem pontos interessantes
Miradouro Senhora do Monte, por Raphaël Chekroun

Lisboa é a capital de Portugal e a cidade mais populosa do país. Tem uma população de 547 733 habitantes, dentro dos seus limites administrativos.

Deixe seu comentário:

Nosso título começa com uma saudação bem comum, na verdade "Está lá?" significa "Alô?" e vice-versa, bacana né? Quantos mais segredos desta língua não sabemos, acho que muitos. E cacete, sabe o que é?

Diferença entre Português do Brasil para o Português de Portugal.

Curiosidades da língua? Quer saber mesmo? Há quem diga que o absorvente feminino é chamado de penso higiênico, que camisinha (preservativo) é chamado de durex e o nosso 'Durex' de fita-cola. E quando for na padaria, deve pedir uma bica ao invés de um cafezinho e um cacete para acompanhar. Ao comprar roupas íntimas, não se confunda, calcinha é cueca e se for bonita o cara não fica tesão, é ponta! (engraçado isso né!)

Se estiver afim de adoçar a boca, compre uma pastilha plástica, equivale ao que conhecemos aqui por chiclete. Comissárias de bordo por lá são as hospedeiras e os dentistas, os estomatologistas. O embebedar-se é substituído por enfrascar-se e ficar menstruada é 'estar com histórias'. E quando pegar uma bicha, fique tranquilo, trata-se de pegar uma fila. Os almeidas são os garis e canalhas são apenas crianças. Homossexual é paneleiro, sapatão é fufa, impostos são propinas e injeção é pica. Mulherengo é Marialva e o pãozinho francês é o famoso cacete. (aposto como essa você ainda não sabia)

Peruca é capachinho, professor particular é um explicador, salva vidas de praia é banheiros, sanitário é salva-vidas, um adolescente é um puto e deficiente visual (cego) é invisual. Abridor é tira-cápsulas, o açougue é conhecido por talho, apostila é sebenta, bala é rebuçado, banheiro é casa de banho, uma caixa (caixinha) é conhecida por boceta, celular é um telemóvel, o conversível é o descapotável e a faixa de pedestres é a passadeira. A geladeira não passa de frigorífico, grampeador de agrafador e história em quadrinhos de banda desenhada. Meias são peúgas, ônibus são autocarros, pedestre é peão, ponto de ônibus é paragem. Sanduíche é sandes, sorvete é gelado (esse ficou engraçado demais), suco é sumo, trem é comboio, vitrine é montra e xícara, chávena.

Agora que já conhece algumas pegadinhas... sabe como se livrar delas! rs

Fora essas possíveis tropeçadas nas palavras, Lisboa é linda. Um lugar magnífico que quem foi não esquece e que ainda não conhece, ah... tem o direito de viajar para lá que inclusive é um bom lugar até para negócios. Se liga!

Tem um lugar chamado Lisboa Convention Bureau, é um departamento de Turismo de Lisboa. Na verdade, uma associação sem fins lucrativos responsável ​​pela promoção de Lisboa e região. Dizem que é o lugar para entrar em contato para quem está planejando um evento em Lisboa.

Lá também tem lenda, presta atenção nessa daqui. Lisboa foi fundada por Ulisses, que segundo derivações significa "porto encantador". No início da Época dos Descobrimentos, reconhecida como uma cidade global, enriqueceu ao virar um importante centro para o comércio de jóias e especiarias com grande importância em aspectos financeiros, comerciais, mediáticos, educacionais, artísticos e turísticos. Na verdade é um dos principais centros econômicos do continente europeu com o maior porto de contêineres da costa atlântica da Europa.

Lisboa é literalmente uma bela capital histórica, com encanto incomum, com mais de 800 anos de influências culturais diversificadas, uma grande misturam com as mais modernas tendências e estilos de vida. Criadora de contrastes verdadeiramente espetaculares, fantásticos para turistas de todo o mundo.

Uma coisa interessante sobre a economia da região de Lisboa é que é a mais rica de Portugal. Seu produto interno bruto (PIB) per capita é acima da média da União Europeia e também é responsável pela produção de 45% do PIB português. Trabalhadores esses caras, heim!

O Bairro Alto é um dos bairros mais atraentes, típico e popular, ele possui modernidade na arquitetura com lojas de roupa e de design e muito bares. Desça pelo Chiado, depois de passar pelo Bairro Alto, encontrará um ambiente ainda mais sofisticado com jovens, artistas e intelectuais, o Chiado é o lugar certo para cafés emblemáticos, como “A Brasileira”, das escolas de arte, dos teatros e da história diante de seus olhos.

A zona do Carmo, vizinha de Chiado, tem o Convento e a Igreja do Carmo, que é a elegância e a imponência em peso, as ruínas e o Museu Arqueológico do Carmo onde é possível encontrar peças pré-históricas, romanas, medievais, manuelinas, renascentistas e até barrocas. Uma curiosidade é que a ligação entre o Carmo e a Baixa é feita através do Elevador de Santa Justa que nos presenteia com a belíssima vista da Baixa Pombalina.

Já na Baixa, por tradição o centro comercial da cidade, é pólo de concentração de lojas com uma rua chamada Augusta, diria que é a principal dali, dona da Praça do Rossio (D. Pedro IV). Acima do Rossio, tem a Avenida da Liberdade, avenida das lojas de grandes marcas, onde se realizam as compras mais cosmopolitas e mais internacionais da cidade. O Castelo é outro lugar para ser visitado, com certeza! Pertinho do Castelo, na Graça, tem a Igreja e Mosteiro de S.Vicente de Fora, um importante monumento religioso da cidade.

Às terças-feiras ou sábados acontece a Feira da Ladra, das mais populares e concorridas feiras da cidade. Pode continuar o passeio seguindo até Santa Apolónia e indo pela zona ribeirinha, onde tem a Casa dos Bicos (século XVI), com este nome por terem sido encontrados vestígios arqueológicos romanos lá.

Vamos para Portugal? Só não esqueça de cuidar das malas para não ser extraviada, veja aqui algumas dicas valiosas. Um beijo e até a próxima viagem!

Bianca Ludymila

Bianca Ludymila

Descobridora do mundo, escritora da vida.

Veja mais publicações de Bianca Ludymila

+ Turismo

Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Merengue é um ritmo original da República Dominicana
Merengue é um ritmo original da República Dominicana
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
10 melhores fotos do Brasil em 2016
10 melhores fotos do Brasil em 2016

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,