Merengue é um ritmo original da República Dominicana

Merengue é um ritmo original da República Dominicana
COD Newsroom / Flickr

O Ministério do Turismo da República Dominicana comemora a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de declarar o Merengue Dominicano como Patrimônio Imaterial da Humanidade, um reconhecimento a um valor cultural que faz parte da identidade do povo dominicano. Com esta decisão, a Organização inclui o Merengue entre as tradições culturais que devem ser preservados para as gerações futuras em todo o mundo.

“Receber esta notícia é realmente uma conquista para a cultura Dominicana já que o Merengue tem sido parte de nossa identidade por mais de um século”, diz René Contreras, Diretor do Escritório de Promoções Turísticas do Ministério do Turismo da República Dominicana no Brasil. “O Merengue é um ritmo que nos identifica como país, é parte de nossas raízes. Receber esta declaração da UNESCO é uma demonstração de como nosso ritmo transcendeu fronteiras, barreiras linguísticas, e conseguiu ressoar em todos os cantos do mundo”.
As influências deste ritmo único são espanholas, africanas e indígenas, e as letras vêm de histórias da vida cotidiana no país. A formação básica do Merengue é um quarteto ou como é chamado na República Dominicana, “quatro”, que é composto por: guitarra, guiro, um instrumento de percussão e um pandeiro. Em 1870, o “quatro” foi substituído pelo acordeão, saxofone, baixo e, mais tarde, o piano. O Merengue é uma expressão cultural que faz parte da vida diária e social de todos os dominicanos e, ao longo do tempo, tornou-se também popularmente conhecido e dançado em outros países do Caribe, da América Latina, bem como ao redor do mundo.

Sinônimo de alegria, o Merengue é tocado e dançado em reuniões sociais, encontros de amigos e eventos festivos. Conquistou o mundo graças à expoentes que difundiram este ritmo por todo o mundo; entre eles estão: Joseíto Mateo, Juan Luis Guerra, Johnny Ventura, Milly Quezada, Wilfrido Vargas, Fernando Villalona, e os irmãos Los Rosario e Eddy Herrera.

Todos os anos na República Dominicana diversos festivais, shows e momentos festivos dão vida ao Merengue, é quando diferentes gerações interagem e vivenciam a experiência da dançar este ritmo único. O Festival de Merengue e Ritmos Caribenhos de Santo Domingo e Puerto Plata é realizado no início de novembro e é o mais popular e concorrido. Para os turistas, esses encontros são uma excelente oportunidade para conhecer os valores do país e viver a alegria do povo dominicano.

Com esta declaração da UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade, o Merengue consolida a República Dominicana como um destino turístico e imperdível do Caribe, caracterizado por belas paisagens e praias excepcionais, bem como uma riqueza cultural ímpar.

Deixe seu comentário:

+ Turismo

Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
10 melhores fotos do Brasil em 2016
10 melhores fotos do Brasil em 2016
Pesquisa mostra como as memórias de viagens são formadas
Pesquisa mostra como as memórias de viagens são formadas

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,