O que fazer em Nobres do Mato Grosso? Tenha história e diversão em pousadas lindas

O que fazer em Nobres do Mato Grosso? Tenha história e diversão em pousadas lindas
Nadia Silveira / Flickr

Os melhores mergulhos estão em Nobres no Mato Grosso. Claro, não poderia ser diferente, um município que traz esse nome só pode ser célebre, generoso, majestoso, excelente, sublime, distinto e ai por diante. Imagina isso no plural! Ele se formou à base de três sesmarias: Bananal, Francisco Nobre e Pontezinha e do nome Nobre nasceu a denominação, o termo usado no plural, designa as pessoas da família Nobre.

Nobres é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Chamam a atenção os pontos turísticos como a Lagoa Azul, Cachoeira do Tombador, entre outros. Sua principal fonte econômica é o cimento e o calcário, além das grandes plantações de grãos. É em Nobres que se situa a única cimenteira do estado.

Deixe seu comentário:

Claro, não poderia ser diferente, um município que traz esse nome só pode ser célebre, generoso, majestoso, excelente, sublime, distinto e ai por diante. Imagina isso no plural! Ele se formou à base de três sesmarias: Bananal, Francisco Nobre e Pontezinha e do nome Nobre nasceu a denominação, o termo usado no plural, designa as pessoas da família Nobre.

Com 199 metros de altitude e população de 14.862 habitantes, revela uma fauna incrivelmente bela, com direito a aves exóticas, peixes saborosos e muito mais. O artesanato é outro ponto a ser ressaltado por causa da cultura local. Boia cross é um esporte local muito divertido, que com certeza vale a pena conhecer. Ai tem Lagoas, Saloba (Zona Rural - PA Coqueiral/Quebó), Lagoa das Araras, Balneário Dona Máxima, Cachoeira Salto do Tucum, Cachoeira da Serra Azul, Reino Encantado (Aquário Encantado) pra se divertir e passar dias inesquecíveis.

É uma região de grande concentração de dolomita e calcário e possui grutas e cavernas ornamentadas com estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, pérolas que se localiza entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, numa área de floresta de transição mais conhecida como Província Serrana. Um sensacional divisor de águas, entre as Bacias Amazônica e Platina.

As pessoas as vezes comparam Nobres com Bonito (MS) mas a principal diferença entre estes municípios é que em Nobres é relativamente fácil de encontrar peixinhos e 'peixões', diferenciados apenas pela idade, vamos dizer, nadando juntinhos por existirem muitos lugares de desovas de peixes. Já em Bonito, os peixes já são adultos tornando um pouco menos provável encontrar os novinhos. Por isso é muito importante o cuidado e a preocupação no local.

Os passeios mais procurados são o Balneário Estivado, o Reino Encantado, o Rio Triste, a Lagoa Salobão, a Cachoeira da Serra Azul e a Lagoa das Araras, fora o bóia-cross e rafting.

Podemos dizer que Nobres é um lugar onde praticamente ninguém chega simplesmente porque não sabem que existe. São diversas atrações sendo um especial é a Gruta da Lagoa Azul que fica no Parque Estadual da Lagoa Azul. Ela tem formações geológicas de impressionar e um incrivelmente azul que mora junto com bagres cegos, cascudos, pitus, lambaris e outros no lago. Há quem diga até ser possível notar que a lagoa lembra o formato do mapa do Brasil.

O Aquário Encantado literalmente é digno do nome que recebera. Feche os olhos e imagine um aquário natural escondido entre as árvores, com as águas de um azul límpido em função da presença forte de magnésio composto por uma variedade de peixes realmente impressionante, agora olhe para lá, este lugar dos sonhos existe! Na verdade a ideia é mergulhar com snorkel e ficar boiando contemplando a beleza dos bichos nadando de lá para cá e se aprofundando no clima deste paraíso nacional.

Tudo isso porque Nobres fica a 140 km de Cuiabá, exatamente na região médio-norte do Estado do Mato Grosso, riquissima em formações calcárias. O complexo de cavernas, grutas e rios com águas cristalinas, guardam o habitat natural de peixes e plantas de várias espécies. Bora fazer trilhas de belas paisagens, mergulhar e praticar vários outros esportes de aventura.

Na culinária os peixes são um espetáculo à parte. Além de coloridos e enormes ainda é uma bela aula de biodiversidade brasileira. O Pacu, por exemplo, é um peixe enorme de carne absolutamente deliciosa, que fica divino também, nadando ao nosso lado. A Piraputanga de rabo vermelho, é considerada o peixe mais gostoso da culinária mato-grossense. Em Cuiabá é válido pedir um filé de piraputanga e finalizar na mesa com um limãozinho, torna-se inesquecível! Tem Dourado, Pintado, só que bem maior do que conhecemos, piranhas, mas poucas delas e inofensivas porque elas só atacam em bandos, pelo menos é o que o pessoal fala por lá.

Áh, não estranhe se, durante o seu mergulho, você sentir pequenas beliscadas na ponta dos dedos: é um peixinho pequenininho chamado popularmente de “manicure” que gosta de ficar mordiscando as unhas. Relaxa, não machuca e nem estraga, só faz cócegas!

Nobres é região rica em belezas naturais. Na da Serra do Tombador há verdadeiras maravilhas esculpidas delicadamente pela natureza, com cachoeiras e grutas, algumas que nunca foram exploradas ainda.

Eu vou é fazer as minhas malas, to indo!
Um beijo e até aproxima viagem.

Bianca Ludymila

Bianca Ludymila

Descobridora do mundo, escritora da vida.

Veja mais publicações de Bianca Ludymila

+ Turismo

Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Merengue é um ritmo original da República Dominicana
Merengue é um ritmo original da República Dominicana
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
10 melhores fotos do Brasil em 2016
10 melhores fotos do Brasil em 2016

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,