O que fazer para salvar o planeta

O que fazer para salvar o planeta

Pra quem acha que ajudar o planeta dá muito trabalho, temos dicas simples aqui, para que cada um possa fazer sua parte praticamente sem esforço algum.

São pequenas mudanças nas nossas atitudes do dia-a-a-dia que, aparentemente, são insignificantes… É, “aparentemente” mesmo, porque se cada um fizer um pouquinho, seremos várias e várias pessoas somando ajuda ao planeta, e como diz o ditado, “uma andorinha só não faz verão”, não é? Várias pessoas com o mesmo ideal, por menores que sejam suas atitudes, conseguem obter grandes resultados!

Veja como você pode fazer sua parte para ajudar a salvar o planeta:

Evite usar a secadora de roupas

Uma secadora gasta muita energia, fazendo as usinas detonarem CO2 no ar para mantê-la funcionando. Trocar a secadora pelo bom e velho varal durante 6 meses, pode reduzir até 317 quilos em emissões de CO2.

Sendo assim, a não ser que você precise de alguma peça seca com muita urgência, evite o uso da secadora.

Não jogue óleo de cozinha em pias e ralos

Um sabão biodegradável feito com óleo de cozinha reciclado evita a poluição provocada pelo óleo jogado na pia, além de ser barato também. Se você não tem paciência para fazer sabão, doe para alguém que faça, quem sabe você não ganha algumas amostras pela ajuda?

Em algumas cidades, alguns supermercados aceitam também que você doe alguns litros de óleo usado e troque por óleo novo. Procure pesquisar na sua cidade se algum supermercado faz isso.

Feche as torneiras

Apenas 0,3% da água do planeta é doce, então precisamos economizar ao máximo! Para fazer sua parte, instale no bico da torneira, um arejador de vazão constante (encontrado nas lojas de material de construção). Essa medida já reduz o consumo de 15 para apenas 6 litros por minuto.

E claro, fique atento à torneiras pingando, feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, e seja breve no banho.

Cuidado com os gases

Por incrível que pareça, seus gases (sim, seu pum) contêm gás metano (CH4), 23 vezes pior para o efeito estufa que o dióxido de carbono (CO2). Isso é comprovado cientificamente! Mas claro, não precisa ficar segurando não, apenas vá devagar com comidas e bebidas que possam provocar a formação de gases. Seres humanos emitem, em média, 700 mililitros de gases por dia, e apenas 26 são metano. Em comparação às vacas (especialistas acreditam que o gado é o terceiro maior poluente do mundo), que soltam 250 ml por cada pum, não é quase nada, claro. Mas enfim, já que as vacas não podem fazer a parte delas, façamos nós, a nossa.

Substitua suas lâmpadas

Só pra se ter ideia: uma lâmpada da Compacta Flúor da FLC, com apenas 9 watts, ilumina tanto quanto uma lâmpada sem selo de 40 watts, além de reduzirem o consumo de energia em até 80%! Resumindo? Compre lâmpadas certificadas pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (selo Procel), que oferecem uma ótima iluminação e ainda têm baixo consumo (e consequentemente, sua conta também virá mais baixa).

Compre uma lava-louças

Você gasta em média 63 litros de água lavando a louça, e se faz isso com a torneira aberta, gasta em torno de 150 litros! Uma lava-louças gasta uns 15 litros por ciclo, ou seja: gasta muito menos água e ainda te livra desse serviço chato.

Reutilize embalagens

Em média 40% das embalagens jogadas no lixo só em São Paulo são de plástico, que demora anos e anos para se decompor. Procure levar uma mochila quando for fazer compras, ou leve as sacolas que você tem em casa mesmo para reutilizá-las durante as compras.
Além disso, reutilize embalagens de margarina, sorvete, garrafas de suco… Isso tudo ajuda a diminuir a quantidade de plástico jogado no planeta e você ainda economiza dinheiro, não precisando comprar potes pra guardar suas coisas.

Deixe seu comentário:

+ Mundo

Entenda a treta na Faixa de Gaza
Entenda a treta na Faixa de Gaza
Entenda as causas e consequências do aquecimento global
Entenda as causas e consequências do aquecimento global
5 Motivos para amar o Murdoque
5 Motivos para amar o Murdoque
Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,