Pesquisa mostra como as memórias de viagens são formadas

Pesquisa mostra como as memórias de viagens são formadas
Jody Sticca / Flickr

Selfies, natureza e uma conta bancária no azul. Esses são apenas alguns exemplos de como são formadas as boas memórias de viagens, de acordo com um estudo inédito feito pela HomeAway – líder mundial em alugueis de temporada, cuja marca no Brasil é AlugueTemporada – em parceria com pesquisadores da Universidade do Texas.

Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 700 viajantes, os que tiram fotos e selfies se lembram 40% mais desse momento do que os menos ativos nos registros. Por outro lado, aqueles que passam mais de duas horas usando celulares ou outros dispositivos eletrônicos, tendem a lembrar 26% menos dos detalhes da viagem. Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo, no entanto, é que o valor de dinheiro gasto na viagem não tem nenhum efeito nas lembranças.

“Não podemos sair de férias todos os dias e é por isso que precisamos de ótimas memórias. Assim, nos mantemos ligados às pessoas que mais importam”, diz John Kim, presidente da HomeAway. “Cada viagem é uma oportunidade de criar grandes memórias com as pessoas que você ama. O objetivo da pesquisa é saber como podemos ajudar a tornar as férias de nossos viajantes ainda mais memoráveis”, completa.

Para entender melhor como o comportamento dos participantes impacta as memórias de viagens, a equipe da HomeAway se uniu ao time de pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, liderado pelo psicólogo Art Markman.

Markman explica que o estudo “Ciência das Memórias” é o primeiro que faz uma análise extensiva sobre o que torna as viagens memoráveis. “Antes desse estudo, a maior parte das pesquisas psicológicas era concentrada no humor e nos benefícios à saúde, ao viajar ou sair de férias. A oportunidade de investigar a ciência dessas memórias com a HomeAway trouxe resultados valiosos sobre como elas são criadas”, afirma.

Use o celular para registrar esses momentos….

… mas deixe seu laptop em casa

Família ou amigos? Os dois!

Escale cada montanha

Gastos

Animação!

Sobre a pesquisa

O estudo Ciência das Memórias HomeAway ouviu mais de 700 viajantes em diferentes lugares do mundo. Participantes foram ouvidos antes, durante e depois de suas viagens com perguntas projetadas para medir as memórias. Um grupo de viajantes baixou um aplicativo que acompanhava a quantidade de tempo gasto em seus dispositivos.

Além de ser primeira pesquisa que investiga os fatores que criam memórias duradouras das férias, é um dos primeiros estudos que avaliam o impacto do uso de tecnologia na formação dessas memórias de viagem. O estudo foi concebido e conduzido pela HomeAway, cuja marca no Brasil é AlugueTemporada, em parceria com pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin. A Hanover Research contribuiu com as análises de campo.

Deixe seu comentário:

+ Turismo

Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Merengue é um ritmo original da República Dominicana
Merengue é um ritmo original da República Dominicana
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
10 melhores fotos do Brasil em 2016
10 melhores fotos do Brasil em 2016

Tags:, , , , , , , , , ,