Turismo em Caldas Novas é quente e delicioso

Turismo em Caldas Novas é quente e delicioso
Rosanetur / Flickr

Bem no coração do Brasil, a capital do Estado de Goiás, pulsa a cidade de Caldas Novas, que ostenta o título de maior estância hidrotermal do mundo. Suas águas quentes que brotam do chão, alcançando temperaturas de 58º C, tornaram-se a grande praia do centro-oeste brasileiro. A cidade também abriga o Lago Corumbá, reduto da prática de esportes náuticos e passeios a lindas cachoeiras. Milhões de pessoas amam seus pontos turísticos.

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas – apresenta ao turista várias fontes que se transformam em riachos em meio a uma vegetação exuberante. Foi criado com o objetivo de proteger a área de captação da chuva que abastece o lençol termal. Tem a visitação dos turistas controlados a fim de que o Parque continue sendo um preservador do cerrado goiano e do manancial hidrotermal. Além das trilhas e cachoeiras que o Parque possui, os amantes da natureza ainda podem praticar ciclismo (mountain bike), pois a região é cercada de trilhas com paisagens deslumbrantes. O esporte cresceu tanto na cidade que, anualmente, é realizado uma competição que atrai atletas de todo o país, o Desafio das Águas Quentes de Mountain Bike.

Além de várias estâncias termais, Caldas Novas possui na praça central Mestre Orlando, a Igreja Matriz, um calçadão repleto de bares e restaurantes e um chafariz, lugares mais frequentados pelos turistas, além da sede da Secretaria do Turismo, onde se pode obter informações sobre lugares a serem explorados. Na mesma praça, existe a Igreja Nossa Senhora das Dores, construída em 1850. É a construção mais antiga da cidade.

A rede hoteleira da cidade é ampla. Desde pousadas e chalés mais baratos para se hospedar, até hotéis cinco estrelas. Até o início de 2014 a cidade tinha exatos 74 hotéis de grande porte. Excluindo pensões e pousadas, praticamente todos os hotéis são edifícios com mais de 10 andares. É considerada a cidade com o maior número de edifícios de todo o estado, perde apenas para a capital.

Deixe seu comentário:

Encante-se com o paraíso das águas quentes em Goiás, e isso é sério. Água quente e relaxante, que brota da terra na temperatura de 37,5°C com propriedades terapêuticas e medicinais. Esta é a grande estrela de Caldas Novas e da cidade vizinha Rio Quente. Juntos, os dois municípios formam a maior estância hidrotermal do mundo, com mais de seis milhões de litros por hora. O local reúne diversos hotéis, parques aquáticos e o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, criado para proteger as nascentes das águas hidrotermais.

Você deve estar se perguntando quando ir para Caldas Novas, suponho... A cidade pode ser visitada o ano todo, até na época de chuva que vai de novembro a março. A cidade fica lotada durante a Caldas Country, realizada em novembro. Uma curiosidade é que o médico Ciro Palmerston reconheceu as propriedades medicinais das águas e fundou em 1964 a Pousada do Rio Quente. Hoje o complexo se chama Rio Quente Resorts e possui seis hotéis e dois parques aquáticos.

Caldas Novas pertencia a Capitania de São Paulo, quando Brasil era colônia de Portugal. Em 1722, época do descobrimento das águas termais de Caldas Novas, o governo português, ávido pelas nossas riquezas minerais, guardou-as para futuras explorações. Foi durante sua administração (1911 a 1915) que Caldas Novas tomou um novo impulso para o desenvolvimento.

O município é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, (a maior do mundooooo) tendo águas que brotam do chão em temperaturas que variam de 43° a 70°. E a principal fonte de renda do município é o turismo que, na alta temporada, a cidade chega a comportar mais de 500 mil turistas. Pode acreditar!!! Caldas Novas é uma cidade voltada para o turismo, repleta de passeios incríveis para toda família. Bora fazer as malas e decolar!

Quanto às atrações:

Hot Park, Lagoa Thermas Clube, Water Park, Náutico Praia Clube, Parque Estadual da Serra, Casarão dos Gonzaga são algumas, agora o plus que estava esperando pra encomendar a sua viagem A Praia do Cerrado, no Hot Park, é a maior praia artificial de águas quentes do mundo. A água possui propriedades terapêuticas e medicinais, sendo utilizada para tratamentos como o do reumatismo. O Casarão dos Gonzaga é um dos prédios mais antigos da cidade, construído no início do século 20.

No Parque Estadual da Serra de Caldas Novas o turista tem várias fontes que se transformam em riachos em meio a uma vegetação linda de viver. Foi criado com o objetivo de proteger a área de captação da chuva que abastece o lençol termal (gente inteligente, neeah).

Ele tem a visitação dos turistas controlados a fim de que o Parque continue sendo um preservador do cerrado goiano e do manancial hidrotermal. Além das trilhas e cachoeiras que o Parque tem, os amantes da pedalada ainda podem praticar ciclismo (mountain bike), pois a região é cercada de trilhas com paisagens realmente deslumbrantes. O esporte cresceu tanto na cidade que, anualmente, acontece uma competição que traz atletas de todo o país, o Desafio das Águas Quentes de Mountain Bike. (haha, aprendeu essa... bora pedalar?!)

Além de várias estâncias termais, Caldas Novas possui na praça central Mestre Orlando, a Igreja Matriz, um calçadão repleto de bares e restaurantes e um chafariz, lugares mais frequentados pelos turistas, além da sede da Secretaria do Turismo, onde se pode obter informações sobre lugares a serem explorados. Na mesma praça, existe a Igreja Nossa Senhora das Dores, construída em 1850. É a construção mais antiga da cidade.

Construído na área de uma antiga fazenda, o Jardim Japonês é um lugar de meditação também é uma opção por lá, no Parque Estadual da Serra você encontra muitas trilhas e admira a vegetação do cerrado... aiaiaaiiiii... só de pensar naquele lugar, ja dá vontade de voltar lá! :)

Continuando... Faça uma parada na Cachaçaria Vale das Águas Quentes, que faz a bebida de maneira artesanal, vale a pena! No Serra Verde Shopping você encontra diversos itens, como roupas, lembranças de viagem e joias, a culinária goiana é uma das atrações do passeio, não deixe de provar os pratos típicos, o pequi, fruto típico da região, é utilizado para doces e pratos salgados... hmmmmm delicia!

No Hot Park, as piscinas são alimentadas pelas águas quentes das fontes termais, caindo em cascatas relaxantes, tanto de se olhar, quanto de se ouvir e sentir. Muitos hotéis, pousadas e resorts instalaram-se em Caldas Novas e oferecem piscinas de águas aquecidas... Piscinas para adultos, com quiosques e bares, além de atrações infantis, estão no Hot Park. Dizem que o Clube Privé é o lugar certo para você descansar e curtir a piscina. (essa é a dica! ;-*) Clube Privé possui toboáguas radicais e ofurôs e fica ao lado do Water Park, se você quer fugir um pouco da água quente, vá ao Náutico Praia Clube, às margens do Lago Corumbá, e o Náutico Praia Clube tem ampla infraestrutura, com toboáguas, tirolesa, quadras de areia e píer flutuante com bar, já imaginou isso??? :)

A principal atração do Water Park é uma praia artificial... é até engraçado isso, mas o sucesso é realmente muito sério. O Water Park também oferece diversas atrações, como toboáguas, rio lento e shows no megapalco... huhuuuu

Lagoa Thermas Clube possui a única fonte com água brotando a até 57°C, conhecido como Poço do Cozinha Ovos, engraçado isso!! (Adoro ovos! kkkk) O Lagoa Thermas possui ainda bosques, piscinas termais, toboáguas e sauna. E mais... São muitas opções de hospedagem para quem visita Caldas Novas, desde resorts com áreas de lazer completas, hotéis com quartos modernos e pousadas mais simples. Escolha seu estilo e vá para a terra das águas quentes e fique hospedado com muito conforto.

Acredite se quiser, todos os anos, mais de 3 milhões de turistas visitam a cidade de Caldas Novas (a maior estância hidrotermal do mundo). Possui centenas de piscinas com águas termais, quentinhas de tudo, em seus hotéis e clubes, que atraem turistas de todo o país e do mundo, mas principalmente das regiões Sudeste e Centro Oeste do Brasil.

Se você procura por lembrancinhas de viagem, peças de artesanato, joias, vinhos e roupas, não precisa sair andando pela cidade. Tudo isso pode ser encontrado no Serra Verde Shopping. Já para os apaixonados por cachaça, a Cachaçaria Vale das Águas Quentes faz a produção artesanal da bebida. E tradicional culinária goiana pode ser degustada em vários restaurantes da cidade, desde pratos como a panelinha goiana (arroz cozido com carnes, ovos e queijo), peticos e o famoso empadão goiano, que já virou um marco da região.

Já estou com as malas prontas, e vc? Então até a próxima viagem! ;)

Bianca Ludymila

Bianca Ludymila

Descobridora do mundo, escritora da vida.

Veja mais publicações de Bianca Ludymila

+ Turismo

Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Esta é uma igreja que não para de crescer, literalmente
Merengue é um ritmo original da República Dominicana
Merengue é um ritmo original da República Dominicana
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
Cuidado! Conheça os destinos mais perigosos do mundo
10 melhores fotos do Brasil em 2016
10 melhores fotos do Brasil em 2016

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,